15 de julho de 2014

Harry Potter #2 - Como tudo começou...

Oie!

Hoje começo uma série de postagens sobre Harry Potter! O famoso bruxinho dos livros, que virou filme e está eternizado no coração de muitos fãs. Como eu ! E não é só dele que sou fã não. Para escrever esse post, li “de cabo a rabo” a página oficial de J. K. Rowling. Para quem quiser saborear detalhes sobre a autora, como suas fases de escritora, anos dos livros e filmes, prêmios que recebeu, clique aqui. Mas se apenas um resumo de como tudo começou, por hoje é o suficiente, lá vai.


A primeira obra de J. K. Rowling virou filme em 2001 e Harry Potter seria interpretado por Daniel Radcliffe.

Segundo a autora, foi em meados de 1990 que a ideia do Harry Potter lhe surgiu. Mais especificamente em uma viagem de trem, quando voltava sozinha de Manchester até Londres.  Até essa ocasião, ela escrevia desde os seis anos de idade, mas foi ali que realmente se empolgou. Como não tinha caneta ficou sentada no trem durante quatro horas, deixando todos os detalhes tomarem forma em sua mente. Foi ali que idealizou Harry como um  menino magricela, de cabelos escuros e usando óculos. Na mesma noite começou a escrever “A Pedra Filosofal”. Mas ela afirma que essas primeiras páginas estavam longe do que se tornou a versão final.


Manuscrito original de PF exposto em Londres em 2012

Em dezembro do mesmo ano a mãe de Rowling faleceu e essa perda deixou que a tristeza influenciasse muito na história. Então Harry Potter se tornou um jovem bruxo que perdeu seus pais muito cedo. No próximo ano (1991) começou a trabalhar como professora de inglês em uma escola de idiomas e segundo ela, foi o início de um negro período em sua vida. Tanto que nove meses depois de perder a mãe, ela preferiu fugir por um tempo, e partiu para Portugal. Levou consigo o manuscrito de Harry Potter com esperanças que conseguisse prosseguir com a história nas horas livres. 


J. K. Rowling em 1998, logo após publicar o primeiro livro de HP

Em 1993, ainda em Portugal, ela reconstruía sua vida. Palavras dela: “O fracasso significou um despojamento do que não era essencial. Parei de fingir para mim mesma que era outra coisa diferente do que era de verdade e comecei a canalizar toda a minha energia para concluir um único trabalho que importava para mim.” Resumindo, como costumamos chamar, ela tirou proveito do lado ruim. 

Foi então que depois de uma tentativa frustrada de envio dos primeiros capítulos a um agente, foi na segunda tentativa que recebeu do agente Christopher Little, segundo ela mesma, a melhor carta de sua vida. O manuscrito foi enviado para outros editores e foi rejeitado por todos. Finalmente, em agosto de 1996, Christopher lhe comunicou que havia uma oferta da Boomsburry para publicação. Coindidentemente, foi Barry Cunningham, editor da Boomcurry, que havia aceitado o manuscrito mas aconselhado que ela procurasse um emprego, que fez a oferta depois que sua filha de oito anos leu o primeiro capítulo.

Primeira capa de "Harry Potter e a Pedra Filosofal"

Enfim, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi publicado pela Bloomsbury Children’s Books, em junho de 1997, pela primeira vez. Foi nessa ocasião que Joanne Rowling passou a assinar seus livros como J. K. Rowling, seguindo sugestão do próprio editor Barry, que receava não haver confiabilidade num livro escrito por uma mulher. Joanne escolheu “K” porque era o nome de sua avó paterna, “Kathleen”. Em abril de 1997, Arthur A. Levine, diretor editorial da Scholastic Books, comprou o direito de publicação do livro, que foi lançado em 26 de junho de 1997.

Joanne Rowling (J. K. Rowling) na atualidade
E logo vem mais Harry Potter por aí. Aguardem!

Beijos!

3 comentários:

Rose Marques do Blog Scrap la Vie disse...

Oi Alê!!!! Que delícia!!!
Eu passei batido no Harry Potter, não havia me interessado pelos filmes e muito menos pelos livros. Agora minha filha de 7 anos está apaixonada por Harry Potter, tanto que estamos lendo o 1º livro juntas!! E estou adorando!!!
Bjs

Sonia Cirino disse...

Não li os livros, apenas vi os filmes ... todos maravilhosos!! O último foi especial ... pré-estreia com direito a muita torcida e repleta de adolescentes a carater ... adorei!!

Gostei do post, pois não conhecia a história da Rowling

Minha filha é louca pela série e pela autora. Tem a coleção de livros e DVDs da série, como também outros livros da autora. Acompanha TUDO relacionado ao tema.
Temos a varinha do Albus Dumbledore (ui! poder absoluto), capa dos alunos com emblema GRYFFINDOR (cerquei muita costureira para confeccionar, rsrs)

BJSSSSS

Elis disse...

Alê! Muito legal saber mais sobre a história da escritora! Eu adoooooro Harry Potter, já li duas vezes, perdi a conta de quantas vezes vi cada filme e estou começando a reler a saga para o Smash Literário (verdade!). Tenho todos os livros, estou guardando para os meu sobrinhos lerem. Agora quero ler também dela "Quadribol através dos séculos" e "Animais Fantásticos e Onde Habitam"! Amei o post (deu pra ver né?). Bjão!