19 de maio de 2015

Personalidades #6 - Ida Rentoul Outhwaite

Oi gente!

Depois de Beatrix Potter e Elza Bescow, descobri ao acaso mais uma ilustradora que merece uma postagem no blog: Ida Rentoul Outhwaite, também conhecida como Ida Sherboune Rentoul. Uma ilustradora australiana de livros infantis, que ficou conhecida pelas lindas fadas que fizeram parte de toda sua obra, em diferentes fases da sua vida.


E foi exatamente por isso que a descobri! Estava navegando no facebook quando me deparei com um arquivo do site Hierophant, que mostrava suas gravuras. Reconheci várias, que geralmente enfeitam capas de agendas, utensílios e até uma coleção de papéis para scrapbook existe com elas. E eu não sabia quem era o talento por detrás das belas gravuras. Agora sei! E preciso compartilhar com vocês, ainda mais nessa fase animadíssima em ilustrar que me encontro.

Contando um pouquinho da história de Ida (na Austrália ela é conhecida como Isa Outhwaite), porque assim como as outras, poucas fotos e mínimas informações são encontradas. Ela nasceu em 9 de junho de 1888, era a filha mais nova de quatro irmãos e segunda filha de um ministro irlandês. Foi educada na faculdade Presbyterian Ladies, em Melbourne. Se casou com Arthur Grenbry Outhwaite em 8 de dezembro de 1909. Sua primeira ilustração foi publicada pela revista New Ideia, em 1904, quando ela tinha apenas 15 anos, e ilustrava uma história escrita por sua irmã mais velha, Anne Rattray Rentoul. Depois que casou contribuiu com livros do esposo, e em vários casos, seus filhos serviram como modelos para seus desenhos, que eram basicamente feitos com pena, tinta e aquarela.

As ilustrações de Ida foram exibidas em toda a Austrália, bem como em Londres e Paris, entre os anos de 1907 e 1933. Ela faleceu em 25 de junho de 1960, em Caulfield. Para ver a lista das publicações que acompanham seus desenhos, acesse a Wikipédia. Seus trabalhos foram publicados em revistas e jornais australianos e britânicos, também foram representados em quatro vitrais da Igreja de São Marcos Anglicana em Fitzroy, e até hoje embelezam nossos dias! Vamos conferir algumas de suas ilustrações? Com certeza você vai conhecer algumas.















Espero que tenham gostado!

Beijos!

0 comentários: