1 de setembro de 2015

João e Maria

Oie!

Estou em clima de diagramação e ilustração do meu livro infantil, então nada mais justo que me empolgar demais com o tema. Este livro que mostro hoje é um dos contos infantis clássicos, escrito pelos Irmãos Grimm e publicado em 1812. É especial na minha vida, pois tenho dois sobrinhos amados que são irmãos e cujos nomes, João Victor e Maria Clara, foram inspirados na história. Então, quando vi este livro na Bienal de SP em 2014, peguei com gosto! 


Além dessa particularidade, o que mais me chamou a atenção foram as lindas ilustrações de Carmen Guerra. Luminosas, expressivas e detalhadas, são de encher os olhos! 

O conto João e Maria, que com certeza dificilmente alguém desconheça, narra as aventuras de dois irmãos, filhos de um lenhador, que moravam na floresta. Certo dia, enquanto seu pai trabalhava, a madastra castigou-os e fez os dois colherem amoras na floresta. Se perderam e encontraram uma casa feita de doces e, com muita fome entraram para deliciarem-se com as goluseimas. A casa era de uma bruxa, que os aprisiona pensando em um plano para comê-las. As duas crianças espertas, depois de descobrir o plano, a enganam e atiram-na para dentro do próprio forno que ela usaria para cozinhá-los. Livres da bruxa, eles são encontrados pelo pai e voltam para casa levando toda a riqueza que havia lá, e que seria suficiente a eles para o resto da vida. Bem resumido, e levando em conta que existem algumas versões com detalhes diferentes, é isso aí! O nome original da história é "Hansel uns Gretel".







O conto, como qualquer conto de fadas, tem um final feliz. Os irmãos vencem o suposto mal e como recompensa, ficam com as riquezas da bruxa. Esse fato lhes proporcionará a felicidade junto aos pais. Agora, na faculdade de Letras, temos feitos releituras de várias histórias e tenho me aprofundado nas polêmicas dos contos de fadas. São bem interessantes as reflexões em torno dos temas!

Beijos!

1 comentários:

Patrícia Dias disse...

Ale,


Essa é uma das minhas favoritas. Tenho uma edição vintage alemã muito fofa.
Adorei essa versão, as ilustrações são belíssimas.

bjs,